Já leu...?

Última sugestão da Pastoral da Saúde.....

Olhar para Cristo - Exercícios de Fé, Esperança e Caridade

Joseph Ratzinger
Ed. Tenacitas, 2007

Olhar para Cristo foi o desafio que em 1986 o Cardeal Ratzinger lançou aos sacerdotes do Movimento Comunhão e Libertação, reunidos em Collevalenza para o seu curso anual de exercícios espirituais. Este opúsculo, cuja versão original em italiano conheceu já tradução para várias línguas, reproduz essencialmente as conferências daqueles exercícios, e ao longo destas duas décadas tem sido obra de referência, de meditação e de orientação, para muitos sacerdotes e leigos.

Tendo como tema as três virtudes teologais, Fé, Esperança e Caridade, o grande teólogo e, na altura, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, mostra-nos que "Olhar para Cristo significa centrar n' Ele toda a nossa capacidade de atenção, toda a nossa força de conhecimento, toda a emoção do sentimento, toda a inquietude de coração ." (da Apresentação pelo Padre João Seabra).

Talvez porque o desenrolar dos exercícios não correspondeu ao seu planeamento do tempo, o cardeal Ratzinger não desenvolveu como gostaria o tema da Caridade. Por isso, para publicação, acrescentou ao texto da sua pregação duas homilias sobre aquele tema proferidas em altura posterior, mais precisamente durante a sua estadia no Chile, no Verão de 1988. Estas são páginas de grande profundidade e beleza, que nos ensinam com simplicidade e clareza, e, ao mesmo tempo, consistência teológica, as verdade elementares da fé católica.

Tornando as palavras do presente Papa, no Prólogo da sua obra: "Espero que o pequeno volume que daqui resulta, bem como as lições que estão na sua origem, possa servir como uma nova iniciação àquelas atitudes de fundo em que a existência do homem se abre para Deus e assim se torna verdadeiramente humana."

Sem comentários: