Já leu...?

Última sugestão da Pastoral da Saúde.....

ABORTO: Sim ou Não?

João Araújo
Ed. Juntos pela Vida, distribuição Verbo
ISBN: 9722218883
Maio 1998

Nos próximos tempos a sociedade portuguesa voltou a ser agitada por um debate que julgávamos já encerrado: O Aborto.
Alguns políticos da nossa praça pretendem novamente levar a referendo a este tema. Como verdadeiros cristãos inseridos no mundo e na nossa sociedade não nos podemos alhear desta questão tão complexa e importante para o nosso futuro a que pomposamente denominam "despenalização da interrupção voluntária da gravidez ".
Esta obra é um contributo fundamental para quem sem preconceitos pretende entender o que está em jogo nesta questão. Através da documentação apresentada e testemunhos mostra claramente que legalizar não só despenalizar o aborto é expressão de violência e de crise de valores na nossa sociedade.

O livro divide-se em quatro partes. Na primeira, analisam-se as grandes ideias que estão subjacentes ao aborto pois este tema é estudado e debatido nas melhores universidades do mundo, existindo já imensas teses de doutoramento sobre o tema.
Na segunda parte, trata-se a realidade do aborto. Na terceira parte, reúnem-se e analisam-se os slogans que foram considerados mais representativos. Aqui já não se discutem ideias; nem a realidade mas apenas alguns estribilhos que as pessoas lançam a esmo na defesa da sua posição esquecendo o mais importante que é a dignidade da vida humana. Na última parte apreciam-se alguns textos institucionais além da pergunta colocada aos portugueses no referendo de Junho de 1998.

Sendo uma obra sem ideias originais (assim pensa o autor); talvez surpreenda uma grande parte dos leitores com a falta de relação entre o que se diz do aborto e o que ele de facto é.

Sem comentários: