Já leu...?

Última sugestão da Pastoral da Saúde.....

Um século uma vida

Jean Guitton (da Academia Francesa)
Gráfica de Coimbra
1995


Considerado o maior filósofo cristão do século XX, faz o balanço surpreendente de uma vida dominada por uma fé inabalável.

Nascido em Saint-Etienne no começo do século XX, numa família burguesa, da qual um dos ramos lê Le Temps e o outro La Croix, o estudante Jean Guitton escolhe a filosofia e torna-se discípulo de Bergson, de quem se tornará um dos executores testamentários. Saído da Escola Normal Superior, entra na Sorbonne como titular da cadeira de História da Filosofia.

Após a guerra e com o apoio de Georges Pompidou, regressa à Sorbonne. Segue-se a entrada na Academia Francesa e a sua grande obra filosófica e de crítica religiosa.

Consagrado como primeiro teólogo leigo, torna-se filho estimado dos Papas Pio XII, João XXIII e sobretudo de Paulo VI, de quem foi, durante 27 anos, o amigo e confidente. Graças a ele será o único leigo a falar num Concilio, o Vaticano II.

Através da narrativa de Jean Guitton, o leitor descobre as facetas desconhecidas de personagens ilustres: Teilhard de Chardin, com quem mantém conversas filosóficas apaixonantes; Charles de Gaulle, que o recebe; Louis Althusser, seu aluno preferido em Khâgne; François Mitterrand, com que discute acerca de Deus e da fé…

Sem comentários: