Já leu...?

Última sugestão da Pastoral da Saúde.....

Confissões

Santo Agostinho
Livraria Apostolado da Imprensa
1990

Santo Agostinho foi dos mais notáveis pensadores e escritores de todos os tempos e um dos mais fecundos com obra vasta e valiosa.
Nos diversos períodos culturais, que, depois dele, se sucederam ao longo dos séculos, a sua figura reaparece frequentemente com uma palavra renovadora e, mais do que isso, com perspectivas ricas e sugestivas. É que ele não só liderou os problemas e as interrogações do seu tempo (séc. V).

O êxito, o valor e a sedução das “Confissões” estão sobretudo no facto de nelas Santo Agostinho “confessar” com sinceridade, humanismo e flagrância, os problemas da sua vida de homem religioso e atormentado que são afinal os problemas de todos nós. As suas dúvidas, interrogações e respostas, sendo ecos da vida humana, reflectem também ecos da nossa vida e por isso permanecem vivas e actuais.

A notável influência exercida por Santo Agostinho é certamente devida à originalidade e à complexidade da sua figura e do seu génio: filósofo, monge, bispo, doutor, santo, tudo em conjunto. A profundidade e a originalidade destes múltiplos aspectos nunca cessaram de suscitar renovamentos (para a vida monástica e ministerial), hipóteses e discussões (para a filosofia e teologia).

Sem comentários: